Psicoterapia

0ada4d_09844e13618f489896cfbf356a60ae7f cortada

Qual é a importância da psicoterapia ?

Para falarmos em psicoterapia, devemos falar antes sobre saúde.
Ao longo do tempo o conceito de saúde foi sendo transformado e compreendido de forma diferente, se tornando multifatorial e abrangente, deixando de lado a concepção reduzida de que estar saudável é não estar doente.
Na idade média por exemplo, a origem dos males físicos eram atribuídos ao pecado ou aos demônios, a partir do séc XIX as doenças eram propostas por um modelo unicausal segundo qual para cada doença existe um agente etiológico que está baseado nas descobertas bacteriológicas (vírus e bactérias), já no séc XX, o processo saúde-doença está baseado no modelo multifatorial, no qual o contexto biopsicossocial (biológico, psíquico e social) interagem de maneira igual sobre a saúde e a doença.
Essa elaboração de uma pequena linha do tempo é uma forma de demonstrar como a concepção saúde – doença vem se transformando com o tempo e se tornando cada vez mais abrangente, colocando a psique humana inserida nesse processo, trazendo a importância da psicoterapia para o homem, como forma de obtenção de uma psique sadia e não dissociada do corpo.
Na definição de saúde proposta pela Organização Mundial De Saúde podemos observar esse fato, conforme visualizamos no seu texto:
” Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente à ausência de doença ou enfermidade, é um direito fundamental, e que a consecução do mais alto nível de saúde é a mais importante meta social mundial, cuja realização requer a ação de muitos outros setores sociais e econômicos, além do setor saúde.” (OMS,1976).
Apesar de parecer desafiante essa nova relação com a saúde, ela salienta a importância da saúde mental e da psicoterapia como contribuição para uma mente mais saudável, na conscientização das potencialidades do indivíduo, na assertividade das relações que o homem possui e na manifestação de um comportamento adequado e mais resiliente, (abordarei o termo resiliência em outro tópico).

Objetivo da Psicoterapia

O objetivo da psicoterapia junguiana ou analítica é tornar o homem o mais verdadeiro consigo mesmo, aceitando todos os seus lados que constituem o seu ser, estejam eles aparentes ou escondidos, conscientes ou inconscientes e que podem ser considerados bem ou mal pelo indivíduo.
Para abranger todos esses conteúdos nas suas devidas complexidades, a psicologia junguiana leva em conta o ser individual de cada um, direcionando a busca de insights, (a compreensão imediata de circunstâncias ou situações), o pensamento autoconsciente, com a finalidade de levar a homeostasia psíquica, isto é, o equilíbrio da nossa energia psíquica.

Benefícios Da Psicoterapia

Voltando ao tópico da questão da importância do processo de psicoterapia, mencionei que a psicoterapia contribui na assertividade das relações que o homem possui e na manifestação de um comportamento mais adequado e resiliente
No dicionário de língua inglesa Michaelis (1995) resiliência possui duas definições, sendo que a primeira se refere ao sujeito e a segunda se refere à física. E elas são:  “ habilidade de voltar rapidamente para o seu usual estado de saúde ou de espírito depois de passar por doenças, dificuldades e etc “, (referindo-se ao sujeito); “ habilidade de uma substância retornar à sua forma original quando a pressão é removida: flexibilidade”, (referindo-se a física).
Para a Física resiliência é a propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora duma deformação elástica, em uma forma mais simbólica temos a definição do termo como “resistência ao choque”
Ou seja, resiliência é a capacidade de um sujeito “superar” a adversidade, superação como forma dialética, com limites para suportar o sofrimento. É um processo de adaptação, um processo dinâmico que tem como resultado a adaptação positiva em contexto de grande adversidade.
A psicoterapia torna o homem resiliente, levando em conta a dinâmica entre mecanismos emocionais, cognitivos e socioculturais, que influenciam na sua personalidade. Tornando-o resiliente na maneira de lidar com as situações adversas e de crise, consequentemente trazendo uma superação com as chamadas doenças psíquicas (depressão, ansiedade e etc).
Há inúmeros benefícios no processo de psicoterapia, mas acredito que a maior delas é o bem-estar e a autoconfiança de nos aceitar como verdadeiramente somos, proporcionando uma maior ligação com a nossa essência primordial (self), trazendo uma escuta apurada para o que é realmente compatível a nós, acarretando em escolhas e decisões coerentes para uma vida mais plena e intensa.
Dessa maneira, podemos dizer que a psicoterapia se faz necessária para todas as pessoas, não só para quem julga ter algum tipo de “problema”, pois ela afeta a nossa visão de mundo e consequentemente a maneira de estar no mundo!!

Juliana B. Ramos

Referências: Michel Foucault, Organização Mundial Da Saúde e Dicionário De Língua Inglesa Michaelis

Deixe um comentário